0800 707 5900 35 3729-9929 comercial@soitic.com

Confira as mudanças na aposentadoria por periculosidade em 2021

20/05/2021
Confira as mudanças na aposentadoria por periculosidade em 2021

Descubra o que muda com a Aposentadoria Especial no tempo de contribuição.


Conheça mais sobre a Aposentadoria Especial e as mudanças em casos de exposição a trabalhos com periculosidade e insalubridade.

A Reforma da Previdência trouxe alterações significativas para as formas de contribuição e aposentadoria dos trabalhadores. Algumas delas foram as mudanças na aposentadoria por periculosidades e insalubridade.

Aposentadoria Especial ou aposentadoria por insalubridade é um benefício concedido pelo INSS aos segurados que durante o tempo de serviço tenham sido expostos à insalubridade - agentes químicos, físicos e biológicos - ou à periculosidade - atividades ou funções que coloquem em risco a segurança e saúde do trabalhador.

Continue a leitura e descubra um pouco mais sobre o que mudou nesse contexto.


Conheça as regras da aposentadoria por insalubridade 

Antes da Reforma Previdenciária e da criação da Aposentaria Especial, os decretos que regiam quais as profissões se enquadravam na aposentadoria especial eram os Decretos 53.831/1964 e 83.080/1979.

Hoje em dia, após a Reforma, outras regras foram criadas e mesmo profissões que antes não constavam no decreto, agora podem pedir a aposentadoria especial, desde que se consiga comprovar a insalubridade e periculosidade dos ambientes.

Para tal, deve-se apresentar o documento PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário.

Além dele, atualmente, o trabalhador exposto à insalubridade ou periculosidade pode contar com os benefícios das mudanças que ocorreram na Aposentadoria especial. Veja a seguir as novas regras.


1ª regra: Transição de aposentadoria

Se você trabalhou com insalubridade antes da Reforma Trabalhista, porém não havia reunido tempo de atividade especial para se aposentar, atente-se à Regra de Transição:

  • Aposentadoria por 25 Anos de Contribuição – 86 pontos;

  • Aposentadoria por 20 Anos de Contribuição – 76 pontos;

  • Aposentadoria por 15 Anos de Contribuição – 66 pontos.


2ª Regra Definitiva (com idade mínima)

Essa regra vale apenas para quem começou a trabalhar depois da Reforma. Além dos 25 anos de contribuição, exige-se uma idade mínima, que é de 60 anos de idade.

  • Aposentadoria por 25 Anos de Contribuição – 60 Anos de Idade;

  • Aposentadoria por 20 Anos de Contribuição – 58 Anos de Idade;

  • Aposentadoria por 15 Anos de Contribuição – 55 Anos de Idade.


Existem outras formas de conseguir acesso ao benefício da aposentadoria especial. Consultar um especialista em Previdência ou o próprio INSS é o melhor caminho para saber detalhadamente qual a melhor opção para cada caso.

Para uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho eficiente, o METRA WEB oferece um sistema de soluções constantemente  atualizado com as principais mudanças normativas do setor.

Fale com um de nossos consultores e encontre o software ideal para a gestão do seu negócio!

0800 707 5900
(35)99802 9995
(35) 3729 9929

comercial@soitic.com

Acompanhe nossas redes
@metraweb_

https://www.facebook.com/metraweb
www.metraweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE