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Confira quais documentos de SST deverão ser digitalizados em 2021

01/04/2021
Confira quais documentos de SST deverão ser digitalizados em 2021

Faça a migração digital de sua empresa. Saiba quais são os documentos digitais obrigatórios para SST.


Saiba como realizar a migração digital de seus documentos de gestão SST.

Devido à necessidade crescente de se adaptar ao mundo digital, a Saúde e Segurança do Trabalho autorizou que certos documentos fossem gerados, assinados e armazenados digitalmente.

Com essa modernização, as empresas podem contar com uma gestão SST mais ágil e desburocratizada. A seguir veja quais são os requisitos que os documentos devem seguir e quais estão liberados.


Uma folha que pertence a algum documento está sendo colocada na digitalizadora.Uma folha que pertence a algum documento está sendo colocada na digitalizadora.


Como devem ser feitas as digitalizações dos documentos?

Os parâmetros necessários foram estabelecidos pela  Portaria nº 211, de 11 de abril de 2019, bem como a lista completa dos documentos. Durante a realização dos documentos é necessário estar de acordo com alguns critérios, tais como:


  •  Os documentos devem ser apresentados no formato .pdf com qualidade padrão “PDF/A 1”, segundo ABNT NBR ISO 19005-1. 

  • As assinaturas digitais devem obedecer o padrão da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP- Brasil).

  • Os documentos devem ser armazenados pelo tempo exigido pela Portaria.


Por algum tempo a assinatura eletrônica será facultativa, mas dentro de prazos específicos ela se tornará obrigatória para as seguintes modalidades de empresa:


  • Microempresas e microempreendedores individuais: 5 anos (11/04/2024);

  • Empresas de pequeno porte: 3 anos (11/04/2022);

  • Demais empresas: 2 anos (11/04/2021).


Quais são os documentos?

Ainda com base na portaria, estão listados abaixo os documentos que podem ser digitalizados em uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.


  • PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional);

  • PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais;

  • PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos);

  • PCMAT (Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil);

  • PPR (Programa de Proteção Respiratória);

  • ASO (Atestado de Saúde Ocupacional);

  • PGSSMTR (Programa de Gestão de Segurança, Saúde e Meio Ambiente do Trabalhador Rural) 

  • AET (Análise Ergonômica do Trabalho);

  • PRR (Plano de Proteção Radiológica);

  • Plano de Prevenção de Riscos de Acidentes com Materiais Perfurocortantes;

  • certificado ou comprovantes de capacitações contidas nas Normas Regulamentadoras;

  • laudos que fundamentam todos os documentos previstos neste artigo, a exemplo dos laudos de insalubridade e periculosidade;

  • demais documentos exigidos com fundamento no art. 200 do Decreto-lei n° 5.452, de 1° de maio de 1943.


Investir no processo de digitalização da sua gestão SST requer preparo e disposição, ela trará um retorno positivo aos processos internos das empresas.

Para uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho eficiente, o METRA WEB oferece um sistema de soluções constantemente  atualizado com as principais mudanças normativas do setor.

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