
Entenda o que é o eSocial e como esse projeto inovador irá auxiliar sua gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.
O eSocial é um projeto criado pelo governo que tem como objetivo unificar os envios de informação pelo empregador em relação aos colaboradores. Dentre as informações estão folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.
Foi idealizado pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e visa principalmente simplificar e agilizar o trabalho dos profissionais que atuam na área e padronizar o envio das informações em uma única plataforma.
Cada tipo de empresa tem um período para se adequar às novas mudanças do eSocial conforme o cronograma oficial. Tais mudanças exigem planejamento e treinamento das equipes que deve ser oferecido por parte dos empregadores.
Benefícios do eSocial para as empresas
Investir em inovações e melhorias traz retornos positivos para as empresas, que muitas vezes em um primeiro momento são resistentes às mudanças.
Entre os principais benefícios que a implementação do eSocial irá trazer para o seus negócios estão:
Melhoria na integração de dados dos colaboradores: todas as informações referentes aos funcionários estarão cadastrados em uma mesma plataforma. Além disso, o controle e acesso de informações como férias, vencimentos, data de admissão será mais ágil e fácil;
Atendimento otimizado das questões legais: o próprio aplicativo do eSocial fará o cálculo e envio das obrigações acessórias;
Agilidade na admissão e demissão de funcionários: o sistema também fará o cálculo e os trâmites condizentes a estes processos da área trabalhista, evitando problemas comuns envolvendo a contabilidade do tempo e salários a receber.
Tecnologia a serviço da Saúde e Segurança do Trabalho
Como foi possível ver, o eSocial gera maior otimização dos processos internos da empresa.
Os setores de Saúde e Segurança do Trabalho devem estar atentos aos prazos que constam no cronograma oficial, para que seja possível realizar a adequação conforme as obrigações.
Destaca-se que o programa não altera as legislações do SST, porém muitos processos e documentações que fazem parte da gestão de Saúde e Segurança do Trabalho devem constar na plataforma , tais como:
Informação sobre o CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);
Envio do Atestado de Saúde (ASO);
Informação sobre o Afastamento Temporário;
Informações dos programas PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).
Para uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho eficiente, o METRA WEB oferece um sistema de soluções constantemente atualizado com as principais mudanças normativas do setor.
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