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Mas afinal, o que é o eSocial?

07/01/2021
Mas afinal, o que é o eSocial?

Entenda o que é o eSocial e como esse projeto inovador irá auxiliar sua gestão de Saúde e Segurança do Trabalho.


O eSocial é um projeto criado pelo governo que tem como objetivo unificar os envios de informação pelo empregador em relação aos colaboradores. Dentre as informações estão folha de pagamento e das obrigações trabalhistas, previdenciárias e fiscais.

Foi idealizado pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) e visa principalmente simplificar e agilizar o trabalho dos profissionais que atuam na área e padronizar o envio das informações em uma única plataforma.

Cada tipo de empresa tem um período para se adequar às novas mudanças do eSocial conforme o cronograma oficial. Tais mudanças exigem planejamento e treinamento das equipes que deve ser oferecido por parte dos empregadores.


Benefícios do eSocial para as empresas

Investir em inovações e melhorias traz retornos positivos para as empresas, que muitas vezes em um primeiro momento são resistentes às mudanças.


Entre os principais benefícios que a implementação do eSocial irá trazer para o seus negócios estão:

  • Melhoria na integração de dados dos colaboradores: todas as informações referentes aos funcionários estarão cadastrados em uma mesma plataforma. Além disso, o controle e acesso de informações como férias, vencimentos, data de admissão será mais ágil e fácil;

  • Atendimento otimizado das questões legais: o próprio aplicativo do eSocial fará o cálculo e envio das obrigações acessórias;

  • Agilidade na admissão e demissão de funcionários: o sistema também fará o cálculo e os trâmites condizentes a estes processos da área trabalhista, evitando problemas comuns envolvendo a contabilidade do tempo e salários a receber.


Tecnologia a serviço da Saúde e Segurança do Trabalho

Como foi possível ver, o eSocial gera maior otimização dos processos internos da empresa. 

Os setores de Saúde e Segurança do Trabalho devem estar atentos aos prazos que constam no cronograma oficial, para que seja possível realizar a adequação conforme as obrigações. 

Destaca-se que o programa não altera as legislações do SST, porém muitos processos e documentações que fazem parte da gestão de Saúde e Segurança do Trabalho devem constar na plataforma , tais como:

  • Informação sobre o CAT (Comunicação de Acidente do Trabalho);

  • Envio do Atestado de Saúde (ASO);

  • Informação sobre o Afastamento Temporário;

  • Informações dos programas PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) e PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional).

Para uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho eficiente, o METRA WEB oferece um sistema de soluções constantemente  atualizado com as principais mudanças normativas do setor. 


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