
Os riscos químicos são os mais recorrentes no ambiente de trabalho. Saiba como evitá-los.
Identificar os riscos e possíveis acidentes de trabalho é uma tarefa árdua de todo gestor SST. A classificação dos tipos de riscos ocupacionais é uma forma prática e eficiente de auxílio às organizações na prevenção de doenças e acidentes ocupacionais.
No artigo “Conheça os 5 tipos de riscos ocupacionais” foram elencados os riscos mais comuns ao ambiente de trabalho - físico, biológico, acidental, químico e ergonômico. Você pode ler ele completo aqui
Neste artigo, iremos tratar especificamente dos riscos ocupacionais químicos. Entre os tipos de riscos ocupacionais ele é o que apresenta maior incidência de acidentes.
O que é um risco químico?
Esse tipo de risco está relacionado à probabilidade da exposição do trabalhador a agentes químicos, que são danosos à saúde de quem trabalha em contato com os riscos químicos.
Agente químico, por sua vez, são substâncias ou compostos químicos que constituem-se por poeiras, fumos, névoas, neblinas, gases ou vapores que entram em contato com o organismo por via respiratória, através da pele ou ingestão.
Tipos de agentes químicos
Os tipos de agentes químicos são separados de acordo com os estados físicos que podem ser encontrados: sólidos, líquidos e gasosos.
Sólidos: os mais comuns são a poeira, fibras, chumbo, etc. Na maior parte dos casos, a contaminação se dá por contato com a pele, mas existem situações em que a absorção é por vias respiratórias.
Líquidos: entre eles estão a gasolina, ácidos, Benzeno, etc. Podem ser absorvidos pelo contato com as mucosas ou com a pele, o que pode gerar irritações ou graves queimaduras;
Gasosos: substâncias como o nitrogênio, dióxido de carbono, propano, etc. Geralmente são absorvidos por meio respiratório; em alguns casos são absorvidos pela mucosa ou pela pele.
Existem ainda outros tipos de agentes químicos, não tão recorrentes, mas tão danosos quanto os apresentados - como os agentes irritantes (cloro), agentes alérgicos (cimento), agentes mutagênicos (exposição do feto a chumbo na gravidez), entre outros.
Como se prevenir contra os Riscos Químicos
O primeiro passo para a prevenção aos riscos químicos - e a todos os outros no seu ambiente de trabalho - é reconhecer quais estão presentes.
A avaliação segura e correta deve ser feita pelo PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos) que faz parte do GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).
Houve mudanças importantes nas Normas Regulamentadoras NR 1 e NR 9. Elas foram elaboradas pelo Governo Federal como uma forma de otimizar e tornar mais eficiente todo o processo de gestão de Segurança e Saúde do Trabalho.
Para uma gestão de Segurança e Saúde do Trabalho eficiente, o METRA WEB oferece um sistema de soluções constantemente atualizado com as principais mudanças normativas do setor.
Fale com um de nossos consultores e encontre o software ideal para a gestão do seu negócio!
Fale com nossos consultores
0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Comercial)
(35) 99802-9995 (Whats)
Acompanhe nossas redes
@metraweb_
FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE

Compartilhe essa postagem