0800 707 5900 35 9 9802 9995 35 3729 9929 comercial@soitic.com

Como a ergonomia no trabalho aumenta a produtividade

29/10/2020
Como a ergonomia no trabalho aumenta a produtividade

A qualidade de vida dos funcionários gera aumento da produtividade na empresa. Dessa forma, a ergonomia é essencial na gestão empresarial.


Um colaborador pode trabalhar mais de 2 mil horas por ano, o que significa, muitas vezes, que ele fica mais tempo na empresa do que em sua própria casa.

Nesse cenário, a ergonomia dentro das empresas é uma importante aliada para garantir qualidade de vida e consequentemente, horas mais produtivas.

Para entender melhor como a ergonomia impacta positivamente a produtividade no trabalho, continue a leitura!


O que é ergonomia?

A ergonomia estuda as condições de trabalho, tornando-o compatível com as características físicas e psíquicas do ser humano. 

Esse termo deriva do grego: ergon, que significa trabalho, e nomos, que significa leis ou normas

Na prática, podemos entender que ela estuda, aplica e desenvolve normas e regras no intuito de organizar o trabalho e torná-lo compatível com as características de seus  colaboradores, para isso é necessário conhecer o perfil dos colaboradores, o tipo de atividade exercida e os riscos de exposição.

É essencial que essa prática seja desenvolvida por um profissional qualificado, que acompanhe e analise o ambiente trabalho, de acordo com as necessidades individuais da equipe.


Uma exigência legal: a NR 17

A Norma Regulamentadora nº 17 foi desenvolvida pelo MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) junto de entidades trabalhistas como associações e sindicatos, fazendo com que a ergonomia no ambiente de trabalho seja reconhecida e determinada por lei para garantir saúde, qualidade de vida e segurança.

Esta regulamentação apoia empresários e trabalhadores, com objetivo de minimizar os riscos que a falta da ergonomia pode causar aos colaboradores no ambiente corporativo.

A NR 17 estabelece parâmetros que permitem a adaptação das condições de trabalho às condições psicofisiológicas dos funcionários, proporcionando assim o máximo de segurança e conforto no dia a dia.


Ergonomia no trabalho e produtividade

Trabalhadores que estão sujeitos a condições precárias no ambiente de trabalho  podem desenvolver várias doenças, como a LER (lesões por esforço repetitivo), e outros  distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).

Assim, estão mais propensos a sofrer com estresse, hipertensão, ansiedade e distúrbios do sono, perdendo saúde e qualidade de vida diariamente.

Dificilmente um colaborador consegue produzir de forma eficaz e com a qualidade esperada quando está exposto a esses riscos. 

É possível afirmar que um ambiente de trabalho favorável garante uma melhoria geral na saúde e na qualidade de vida do trabalhador, além de menos estresse e  doenças ocupacionais.

Além da produtividade, a ergonomia no ambiente de trabalho garante vários benefícios, como:

  • valorização do trabalho dos colaboradores;

  • diminuição de ausências e afastamentos;

  • previne doenças laborais;

  • estimula a atividade física da equipe;

  • permite um ambiente mais agradável e estruturado.


O METRA WEB entende a importância da ergonomia no ambiente de trabalho e proporciona uma estação de trabalho adequada, além de incentivar a prática regular da ginástica laboral para que todos os seus integrantes sintam-se motivados diariamente!


Fale com um consultor
0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Comercial)
(35) 99802-9995 (Whats)
comercial@soitic.com

Acompanhe nossas redes
Instagram: @metraweb_
Facebook: @metraweb
www.metraweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE