0800 707 5900 35 3729-9929 comercial@soitic.com

Fique por dentro das mudanças que regulamentam a SST e os novos programas de gerenciamento de riscos

15/10/2020
Fique por dentro das mudanças que regulamentam a SST e os novos programas de gerenciamento de riscos

Acompanhe as principais mudanças ocorridas nas Normas Regulamentadoras referentes ao GRO e PGR.


Desde de 2019 as Normas Regulamentadoras que regem a Saúde e Segurança do Trabalho tem sido revisadas pelo  governo federal. Elas auxiliam a padronização das regras de gerenciamento de riscos para empresas.

As Portarias 6.730 e 6.735 fizeram alterações nas Normas Regulamentadoras NR 1 e NR 9, nelas a exigência é de que as empresas revejam a forma como realizam a prevenção de doenças e acidentes ocupacionais.

Foram criados dois novos importantes programas: o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO) e o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR).

Entenda melhor quais as alterações e benefícios trazidos pelo GRO e PGR e como eles podem impactar positivamente na gestão da Saúde e Segurança do Trabalho. 


O que é o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais e o Programa de Gerenciamento de Riscos?

O Gerenciamento de Riscos (GRO) é um conjunto de ações que visam prevenção e gerenciamento de riscos ocupacionais. Regido pela NR 01, ele tem como objetivo auxiliar organizações e empregadores sobre mapeamento, gerenciamento e fiscalização de possíveis riscos ocupacionais.

Entre as ações mais importantes dentro do GRO está o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Esse é composto por duas áreas:

  • Inventário de riscos: onde são arquivadas as informações sobre os riscos ocupacionais dos ambientes de trabalho, processos internos e atividades realizadas;

  • Plano de ações: são medidas adotadas que consideram a matriz de risco, estabelecendo a relação entre a gravidade dos riscos e a frequência dos acidentes e doenças ocupacionais.


O objetivo do PGR é eliminar, mitigar ou neutralizar os riscos que foram detectados no inventário. Para isso, além de identificar os riscos e gerar inventários e análises, o programa tem como missão implementar as medidas de acordo com as prioridades estabelecidas. 

Manter as informações da gestão SST acessível em tempo real e integrada com os setores da organização é fundamental para que as ações de prevenção de riscos ocupacionais sejam eficientes. Por isso, empresas recorrem aos softwares especializados no setor que otimizem o trabalho de gerenciamento.

Para uma gestão de Saúde e Segurança do Trabalho eficiente, o METRA WEB oferece um sistema de soluções constantemente  atualizado com as principais mudanças normativas do setor. 


Fale com um de nossos consultores e encontre o software ideal para a gestão do seu negócio!

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats/Tel)
comercial@soitic.com

Acompanhe nossas redes
Instagram: @metraweb_
Facebook: @metraweb
www.metraweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE