0800 707 5900 35 9 9802 9995 35 3729 9929 comercial@soitic.com

A Telemedicina para Medicina Ocupacional está liberada ou não?

25/08/2020
A Telemedicina para Medicina Ocupacional está liberada ou não?

A prática da telemedicina foi regulamentada pelo Ministério da Saúde. Porém, não se aplica a todas as modalidades, como é o caso da Medicina Ocupacional.


A telemedicina ganhou destaque durante a pandemia, pois veio auxiliar e viabilizar de uma maneira segura o trabalho da saúde através das tecnologias digitais.

Ao possibilitar que a prática da medicina pudesse ser feita a distância, a operacionalização foi regulamentada pelo Ministério da Saúde pela Portaria nº 467, no dia 23 de março de 2020.  No entanto, não são todas as modalidades que se aplicam a esta lei e ela é temporária.

Neste artigo iremos falar sobre a telemedicina e quando ela poderá ser praticada ou não pela Medicina Ocupacional.

Afinal, o que é telemedicina?

No Brasil o serviço de telemedicina começou tímido, apenas para a emissão de laudos online, e hoje já engloba a realização de teleorientação, telemonitoramento e teleconsulta de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM).

As modalidades que podem optar por esse tipo de atendimento são: atendimento pré-clínico, suporte assistencial, consulta, monitoramento e diagnóstico.


Telemedicina e Medicina Ocupacional 

A equipe do METRA WEB - Sistema de Gestão para Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho, está atenta às novas legislações que condizem a Medicina Ocupacional durante o estado de calamidade pública.

Com base na redação dada pelo Parecer CFM 8/2020 os exames médicos ocupacionais devem ser feitos de forma presencial e direto no trabalhador, com todos os cuidados necessários. Quando se trata da Medicina Ocupacional do Trabalho, portanto é vedada a realização de exames ocupacionais por telemedicina.¹

Isso pode ser confirmado pelo art. 3 da Lei no 13.989/2020 que liberou o uso da telemedicina neste momento para pesquisa, ensino, consulta clínica de assistência, prevenção ou promoção à saúde, mas os exames ocupacionais não se encaixam em nenhum desses casos.

No início da pandemia a  MP nº 927/2020  suspendeu  a obrigatoriedade dos exames médicos ocupacionais e complementares. Porém, em julho/20 a MP nº 927/2020 perdeu sua validade, e os exames ocupacionais retornaram a ser exigidos dentro do prazo previsto normalmente.

Leve para sua empresa uma maneira completa e inteligente para a gestão de SST.  Conte com o METRA WEB!


FONTE:
¹ Guia prático de Gestão em  Saúde no Trabalho para COVID-19 - ANAMT - Associação Nacional de Medicina do Trabalho. Acesso em <www.anamt.org.br/portal/>


Fale com nossos consultores

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Comercial)
(35) 99802-9995 (Whats)

Acompanhe nossas redes
@metraweb_

www.metraweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE