0800 707 5900 35 3729-9929 comercial@soitic.com

NR-01 para 2021: confira as principais mudanças para empresas

07/08/2020
NR-01 para 2021: confira as principais mudanças para empresas

Acompanhe as mudanças das Normas Regulamentadoras em 2021 e tenha uma empresa preparada.


Aprovada em março de 2020, a Norma Regulamentadora (NR) 01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – passa a vigorar em março de 2021, e prevê uma série de mudanças na forma como a Saúde e Segurança no Trabalho (SST) acontece no Brasil. 

Publicada pela Portaria nº 6.730/2020, da Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, a NR garante alterações no Plano de Gerenciamento de Riscos (PGR) das empresas, a fim de torná-los mais dinâmicos e eficazes. 


Principais mudanças da NR 01 de 2021

A principal alteração proposta pela NR-01 é com relação à criação de um PGR que pode ser implementado por unidade operacional, setor ou atividade. Assim sendo, certificada ou não, todas as empresas devem atuar na criação de mecanismos que possam identificar, avaliar, classificar e adotar medidas de controle dos riscos oferecidos pelas atividades exercidas por seus funcionários.

Além disso, as organizações agora têm obrigação de criar PGRs capazes de gerir todos os seus riscos operacionais, não somente os físicos, químicos e biológicos. mas, também, riscos mecânicos, de acidentes e ergonômicos.

Outra mudança significativa é que, com a NR 01, o PGR não precisa mais ser renovado todos os anos, como ocorre com Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA). No entanto, os empregadores ficam encarregados de refazer o plano sempre que houver mudanças no ambiente de trabalho. 

Não ocorrendo mudanças, a avaliação de riscos deverá ser revista a cada dois ou três anos. Esta medida é essencial para empresas que tenham certificações em sistema de gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

Uma mesa de trabalho, em primeiro plano um teclado de notebook, cadernos e uma capacete de equipamento de proteção de trabalho.Uma mesa de trabalho, em primeiro plano um teclado de notebook, cadernos e uma capacete de equipamento de proteção de trabalho. 

Em números

De acordo com dados do Observatório de SST, em 2018, as empresas brasileiras registraram: 

  • 623.786 acidentes de trabalho;

  • 2.022 acidentes de trabalho com óbito;

  • 154.812 auxílio-doença acidentário (B91);

  • 7.503 aposentadoria por invalidez acidentária (B92);

  • 231 pensão por morte por acidente de trabalho (B93);

  • 15.120 auxílio-acidente por acidente de trabalho (B94).

Ainda conforme a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o impacto econômico dos acidentes e doenças relacionados ao trabalho equivale a, aproximadamente, 3,94% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial ao ano. 

Assim, tomando como base o PIB do Brasil em 2019, que segundo o IBGE foi de 7,3 trilhões de reais, o custo para o país com a acidentalidade equivale a R$ 280 bilhões por ano.

Quanto à concessão dos benefícios cedidos pela Previdência Social aos funcionários acidentados (B91, B92, B93 e B94), a despesa do Governo foi de aproximadamente R$ 11,9 bilhões.


Benefícios

Em seu antigo texto, a NR 01 estabelecia que todo funcionário, ao começar a trabalhar em uma empresa, passasse por um treinamento referente aos riscos da função por ele exercida. Desta forma, ele estaria ciente de todos os riscos a que estaria submetido ao iniciar a função. 

Com a modificação, passa a ser permitido o aproveitamento total e parcial de treinamentos quando o trabalhador mudar de emprego dentro de uma mesma atividade. 

Assim sendo, a partir da criação do PGR, todos os segmentos da economia trabalharão em planos de acordo com as diretrizes estabelecidas, independentemente da área com a qual a empresa trabalha. Alguns benefícios desta mudança são:

  • Fim da duplicação de planos de prevenção;

  • Diminuição da burocracia;

  • Maior facilidade de compreensão das regras estabelecidas;

  • Redução dos cursos, uma vez que o PGR não precisará ser renovado uma vez ao ano. 


Para continuar se aprofundando nesse assunto, leia artigo “Fique por dentro das mudanças que regulamentam a SST e os novos programas de gerenciamento de riscos”


Entre em contato com o METRA WEB e potencialize agora mesmo todos os seus resultados de acordo com as normas regulamentadoras, garantindo aumento da produtividade e segurança a sua empresa.

Fale com um de nossos consultores e encontre o software ideal para a gestão do seu negócio!

0800 707 5900 (Comercial)
(35) 3729-9929 (Whats)


Acompanhe nossas redes
@metraweb_

www.metraweb.com.br


Compartilhe essa postagem

FACEBOOK COMMENTS WILL BE SHOWN ONLY WHEN YOUR SITE IS ONLINE