Sistema de Soluções para Gestão da Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.


Categoria: Medicina do Trabalho
Em 01/02/2016 Medsystem Publicou
software medicina do trabalho sistema medicina ocupacional
Estresse no trabalho associado a compulsão alimentar 
 
 
 
Por meio de análise transversal com dados do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (Elsa-Brasil) – uma pesquisa multicêntrica que acompanha funcionários públicos de seis instituições públicas das regiões Nordeste, Sudeste e Sul, com objetivo de estudar a incidência e os fatores de risco para doenças crônicas. Do total de 12.096 trabalhadores ativos, 11.951 compuseram a amostra analítica. A dissertação foi orientada pela pesquisadora Rosane Härter Griep.
 
O estresse no trabalho está diretamente associado à compulsão alimentar sobre três aspectos: alta exigência, trabalho ativo e trabalho passivo. “A dimensão demandas psicossociais foi positivamente associada ao desfecho, enquanto a percepção de maior controle no trabalho foi inversamente associada à compulsão alimentar. Observou-se modificação da associação entre estresse no trabalho e compulsão alimentar pelo Índice de Massa Corporal’’.
 
Uma alimentação saudável contribui para a redução da ocorrência de doenças crônicas, como hipertensão arterial, câncer e obesidade. Segundo o Elsa-Brasil, as doenças crônicas são as responsáveis pelos maiores índices de mortalidade e morbidade no Brasil. O aumento traz consequências negativas para a qualidade de vida da população adulta do país e também, corresponde aos maiores gastos com assistência hospitalar no Sistema Único de Saúde.
 
 
Fonte: agencia.fiocruz.br acessado em 01/02/2016.

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago