Sistema de Soluções para Gestão da Medicina Ocupacional e Segurança do Trabalho.


Categoria: Medicina do Trabalho
Em 21/10/2015 Medsystem Publicou:
 
 
Estudo analisa estresse de trabalhadores da área da Saúde
 
 
O periódico científico “Trabalho, Educação e Saúde”, publicação da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, acaba de receber o suplemento especial “Saúde Mental”, que tem como foco principal os trabalhadores da Saúde. Nesta edição, aborda-se o estresse, assédio moral, normas regulatórias e as resistências em se instituir novas estratégias de atenção, que refletem baixa ou pouca relação democrática entre profissionais, trazendo à tona fatores que afetam a saúde física e mental do trabalhador da Saúde.
 
Com essa publicação, pretende-se acrescentar ao debate importantes questões da denominada Reforma Psiquiátrica, iniciada nos anos 1980, e concretizada pela ação de movimentos dos trabalhadores, usuários, seus familiares e segmentos da sociedade civil que questionavam o modelo da época, que tinha como foco a doença mental em vez da própria pessoa. A lógica da pesquisa é refletir uma nova proposta de deslocamento da figura de quem trata, para o coletivo de todos que participam da estratégia do cuidado.
 
A revista “Trabalho, Educação e Saúde” pública, quadrimestralmente, artigos científicos divulgando resultados de pesquisas originais, análises e investigações teóricas ou aplicadas, sobre temas relacionados à educação profissional em saúde.
 
 
Fonte: Fiocruz

Voltar

   Empresas       Contato       Comercial       Catálago